GRADUAÇÃO PROF. SIDINEI EDUARDO BATISTA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GRADUAÇÃO PROF. SIDINEI EDUARDO BATISTA

Mensagem por Admin em Qua Mar 02, 2016 1:33 am

É doutorando em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina. Possui Mestrado em Letras (Área de Concentração em Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Letras Português-Francês pela mesma universidade. Suas principais preocupações acadêmicas são direcionadas aos temas ligados à Modernidade e à Pós-Modenidade em relação ao Cânone Literário. Estabelece-se como um de seus focos centrais, dentro dos Estudos Literários, a narrativa brasileira contemporânea tendo como corpus de análise a obra de Moacir Japiassu, sobretudo, os romances do autor. Dedicou maior atenção ao romance, do referido autor, A Santa do Cabaré um Cordel Pós-moderno de Amor e Morte, para o qual desenvolveu estudos em Projeto de Pesquisa e na Dissertação. O pesquisador admite como principal arcabouço teórico para a abordagem dos temas por ele estudados, a Semiótica das Paixões.

Informações coletadas do Lattes em 25/10/2015

Acadêmico

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Doutorado em andamento em Letras
2013 - Atual
Universidade Estadual de Londrina
Título: Além dos limites do Cânone, da Modernidade à Pós-modernidade, um passeio pelos romances de Moacir Japiassu,
Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Semiótica; Canône Literário, Modernidade e Pós-modernidade; Moacir Japiassi.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Mestrado em Letras
2010 - 2012
Universidade Estadual de Maringá
Título: UM OLHAR PANORÂMICO SOBRE A MODERNIDADE E A PÓS-MODERNIDADE, NO ROMANCE A SANTA DO CABARÉ, DE MOACIR JAPIASSU,Ano de Obtenção: 2012
Adalberto de Oliveira Souza.Palavras-chave: Canône Literário, Modernidade e Pós-modernidade.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Graduação em Licenciatura em Letras Português Francês
2004 - 2007
Universidade Estadual de Maringá
Título: O existencialismo e a Literatura
Orientador: Adalberto de Oliveira Souza
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

2013 - 0000
O Romance Lírico. , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2011 - 2011
O Valor da Escola Pública. (Carga horária: 24h). , SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ.

2009 - 2009
Organização Pedagógica e Admin do Trabalho Escolar. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Estadual da Educação/Núcleo Regional de Maringá.

2009 - 2009
Estudos para Discussão Concepção de Currículo. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá.

2009 - 2009
Formação para Administrador Local da Rede Paraná D. (Carga horária: 24h). , sECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO PARANÁ.

2008 - 2008
Estudos Elaboração de Plano de Ação da Escola. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá.

2008 - 2008
O Currículo Frente aos Desafios Educacionais. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá.

2007 - 2007
Extensão universitária em "Panorama da Conjugação Verbal em Língua Francesa". (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2007 - 2007
Reflexão p/ Implementação do Projeto Politico Peda. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá.

2007 - 2007
Formação Continuada para Conselheiro Escolar. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá.

IDIOMAS

Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiótica.
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

VI ENIEDUC - Encontro Interdisciplinar de Eduacação.http://www.fecilcam.br/eventos/index.php/iv_enieduc/vienieduc. 2015. (Encontro).

3º Encontro Diálogos Literários.DA ORIGEM AO CONTEMPORÂNEO. 2014. (Encontro).

3º Encontro Diálogos Literários.DAS PAIXÕES À LOUCURA, O PERCURSO TRÁGICO DE LADISLAU CARDOSO NO ROMANCE A SANTA DO CABARÉ DE MOACIR jAPIASSU. 2014. (Encontro).

A Escola Pública como espaço de promoção de aprendizagem. 2012. (Outra).

III CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. DA VIOLAÇÃO DO CORPO À REDENÇÃO DA ALMA PELA MORTE, PROSTITUIÇÃO E CASTIGO PELO PRISMA DA ANÁLISE DO DISCURSO. 2011. (Congresso).

VII SPLE SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS.ALÉM DOS LIMITES DO CÂNONE, DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE, NO ROMANCE A SANTA DO CABARÉ DE MOACIR JAPIASSÚ. 2011. (Seminário).

II ENCONTRO DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS Desafios da teoria e da crítica literárias: final do século XX e XXI.A PÓSMODERNIDADE E SUA EXISTÊNCIA NO ROMANCE A SANTA DO CABARÉ, DE MOACIR JAPIASSÚ. 2011. (Encontro).

VIII Encontro de Educadoras/es Negras e Negros do Paraná - Etapa Única. 2011. (Encontro).

III COLÓQUIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS.A SANTA DO CABARÉ, DE MOACIR JAPIASSÚ, E A SUA LEITURA PELOS HORIZONTES DA PÓS-MODERNIDADE. 2011. (Outra).

A Escola Pública como espaço de promoção de aprendizagem. 2011. (Outra).

Encontros da Equipe Muldisciplinar do CEEBJA Prof. Paulo Sergio Antoniassi E. f.M..A Importância da Equipe Multidisciplinar nas Instituições de Educação Básica. 2011. (Outra).

I Encontro Equipes Multidisciplinares. 2010. (Encontro).

II Encontro Equipes Multidisciplinares. 2010. (Encontro).

III Encontro Equipes Multidisciplinare. 2010. (Encontro).

SIES - Simpósio Internacional de Educação Sexual.A Literatura, um convite ao respeito: Homoatividade no conto "Aqueles Dois", de Caio Fernando Abreu. 2009. (Simpósio).

SIES - Simpósio Internacional de Educação Sexual.Gênero, Homoafetividade e Sexualismo no romance A Santa do Cabaré de Moacir Japiassu. 2009. (Simpósio).

XI Jornada de Estudos Franceses e I Jornada Internacional de Estudos Franceses.O Quarto Século de Édouard Glissant, Literatura, História e Identidade Martinicana. 2009. (Simpósio).

II CONALI - Congresso Nacional de Linguagem em Interação.O existencialismo e Baudelaire. 2008. (Simpósio).

V EPPEL - Encontro Paranaense Pós-graduado em Estudos Literários. 2008. (Encontro).

V EPPEL - Encontro Paranaense de Pós-graduado em Estudos Literários, I EPPLI - Encontro Paranaense de Pós-graduação em Linguística e VI SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras. 2008. (Outra).

X Jornada de Estudos Franceses. 2007. (Congresso).

XI Semana de Letras: A hora e a vez da Palavra. A PÓS-MODERNIDADE SOB OS PONTOS DE VISTA DE JAMESON E LYOTARD. 2007. (Congresso).

XI Semana de Letras: A hora e a vez da Palavra. A LITERATURA FRANCESA DO L'ENTRE DEUX GUERRES, In: XI Jandaia do Sul. Caderno de resumos, 2007.. 2007. (Congresso).

III CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários.A literatura e o existencialismo. In: III CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2007, Maringá. Caderno de Resumos, 2007. p. 103-103.. 2007. (Simpósio).

IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM.Os procedimentos habituais de avaliação. Obstáculos à mudança das práticas pedagógicas segundo Philippe Perrenoud. 2007. (Encontro).

IV EPELPE - Encontro de Profissional do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM.Monitor. 2007. (Encontro).

X Semana de Letras - A hora e a vez da Palavra. Estímulos da Criação Literária. 2006. (Congresso).

IV SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras. 2006. (Seminário).

IV SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras.Monitor. 2006. (Seminário).

I Congresso Nacional de Linguagem em Interação.Estímulos da criação literária segundo Antonio Candido. 2006. (Simpósio).

VIII Jornada de Estudos Franceses. 2002. (Outra).

COMISSÃO JULGADORA DAS BANCAS

Luzia Aparecida Berloffa Tofalini
SOUZA, Adalberto de Oliveira;TOFALINI, Luzia Aparecida Berloffa.; ALVES, L. K.. Um olhar panorâmico sobre a modernidade e a pós-modernidade, no romance A santa do cabaré, de Moacir Japiassu. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras (UEM)) - Universidade Estadual de Maringá.

Lourdes Kaminski Alves
ALVES, L. K.; TOFALINI, L. B.; SOUZA, A. O.. Um olhar panorâmico sobre a modernidade e a pós-modernidade, no romance A Santa do Cabaré, de Moacir Japiassu. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

FOI ORIENTADO POR

Adalberto de Oliveira Souza
Além dos limites do cânone, da modernidade à pós-modernidade, no romance A santa do cabaré de Moacir Japiassu; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Adalberto de Oliveira Souza
Monitoria - Literatura Francesa; 2007; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Adalberto de Oliveira Souza;

Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello
Da Modernidade à Pós-Modernidade na obra romanesca de Moacir Japiassu: os interins entre justiça e vingança; Início: 2013; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

BATISTA, S. E. ; MELLO, L. C. M. F. . DA ASCENÇÃO DA BURGUESIA AO CAPITALISMO: AS METAMORFOSES DO ROMANCE. Darandina Revisteletrônica , v. 7, p. 1-17, 2015.

BATISTA, S. E. ; MELLO, L. C. M. F. . LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA: O PÓS-COLONIALISMO E A RECONSTRUÇÃO DO PASSADO. REVISTA CIENTÍFICA SMG , v. v.2, p. 41-56, 2015.

BATISTA, S. E. . PÓS-MODERNIDADE, PLURALISMO DE DÚVIDAS E A LITERATURA. In: Adalberto de Oliveira Souza. (Org.). Entre as barreiras e o ilimitado: reflexões sobre a modernidade e a pós-modernidade. São Paulo: Arte e Ciência, 2010, v. , p. 245-257.

BATISTA, S. E. . DA ORIGEM AO CONTEMPORÂNEO: AGONIZANTE O ROMANCE SEGUE. In: 3º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA A INTERTEXTUALIDADE, 2015, CAMPO MOURÃO. ANAIS DO 3º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA A INTERTEXTUALIDADE. CAMPO MOURÃO: UNESPAR, 2015. p. 159-168.

BATISTA, S. E. . DAS PAIXÕES À LOUCURA, O PERCURSO TRÁGICO DE LADISLAU CARDOSO NO ROMANCE A SANTA DO CABARÉ DE MOACIR JAPIASSU. In: 3º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA A INTERTEXTUALIDADE, 2015, CAMPO MOURÃO. ANAIS DO 3º ENCONTRO DE DIÁLOGOS LITERÁRIOS: UM OLHAR PARA A INTERTEXTUALIDADE. CAMPO MOURÃO: UNESPAR, 2014. p. 474-486.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . O QUARTO SÉCULO DE ÉDOUARD GLISSANT: LITERATURA, HISTÓRIA E IDENTIDADE MARTINICANA. In: I Jornada Internacional de Estudos, 2010, Maringá. I JIEF - JOURNÉE INTERNATIONALE D'ÉTUDES FRANÇAISES - ANAIS 2009. Maringá: UEM DEPARTAMENTO DE LETRAS, 2010. v. I. p. 562-576.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . A literatura e o existencialismo. In: 3º CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e literários, 2009, Maringá. CELLI COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 3, 2007, Maringá, Anais, Maringá,2009. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Letras, 2009. p. 965-974.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . O Existencialismo e Baudelaire. In: Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Departamento de Letras UEM, 2008. v. v.I. p. 1241-1245.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . A Pós-Modernidade sob os pontos de vista de Jameson e Lyotard. In: XI Semana de Letras, 2008, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul: Editora Fafijan, 2008.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . A literatura francesa do L'entre deux guerres. In: XI Semana de Letras da Fafijan: A Hora e Vez da Palavra, 2008, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul: Editora Fafijan, 2008.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . Estímulos da Criação Literária sob a visão Sociológica e Antonio Candido. In: X Semana de Letras, 2007, Jandaia do Sul. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul: Colegiado de Letras - Faculdade de Jandaia do Sul, 2007. p. 343-348.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . Estímulos da Criação Literária segundo Antonio Candido. In: I CONALI Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2007, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: Uniersidade Estadual de Maringá/Departamento de Letras, 2007. p. 1205-1210.

BATISTA, S. E. ; BONINI, A. . LABIRINTOS EM TERRAS INSTÁVEIS: HISTÓRIA, LITERATUR A E LEITURA EM TEMPOS PÓS - MODERNOS. In: VI ENIEDUC, 2015, Campo Mourão. Resumos dos Simpósios. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2015.

BATISTA, S. E. . DA ORIGEM AO CONTEMPORÂNEO. In: 3º Dialógos Literários, 2014, Campo Mourão. Caderno de Resumos -3º Dialógos Literários, Um Olhar para a Intertextualidadade. Campo Mourão: Fecilcam, 2014. p. 1-119.

BATISTA, S. E. . DAS PAIXÕES À LOUCURA, O PERCURSO TRÁGICO DE LADISLAU CARDOSO NO ROMANCE A SANTA DO CABARÉ DE MOACIR jAPIASSU. In: 3º Dialógos Literários, 2014, Campo Mourão. Caderno de Resumos -3º Dialógos Literários, Um Olhar para a Intertextualidadade. Campo Mourão: Fecilcam, 2014. p. 1-119.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . A PÓSMODERNIDADE E SUA EXISTÊNCIA NO ROMANCE A SANTA DO CABARÉ, DE MOACIR JAPIASSÚ. In: II EEL Encontro de Estudos Literários na UEMS, 2011, Campo Grande-MS. Caderno de Resumos do II EEL Encontro de Estudos Literários na UEMS. Campo Grande-MS: Univesidade Estadual do Mato Grosso do Sul, 2011.

BATISTA, S. E. . A Santa do Cabaré, de Moacir Japiassú, e sua leitura pelos horizontes da Pós-modernidade. In: III COLÓQUIO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, 2011, ASSIS. CADERNO DE RESUMOS. ASSIS: IEVESA-UNESP, 2011.

BATISTA, S. E. . DA VIOLAÇÃO DO CORPO À REDENÇÃO DA ALMA PELA MORTE, PROSTITUIÇÃO E CASTIGO PELO PRISMA DA ANÁLISE DO DISCURSO. In: II CONALI - CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS EM INTERAÇÃO, 2011, MARINGÁ. CADERNO DE RESUMOS. MARINGÁ: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, 2011.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . ALÉM DOS LIMITES DO CÂNONE, DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE, NO ROMANCE A SANTA DO CABARÉ DE MOACIR JAPIASSÚ. In: 7º SPLE SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LETRAS, 2011, MARINGA. Caderno de Programação e Resumos de Apresentações. MARINGÁ: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO E DOUTORADO, 2011. p. 47-47.

BATISTA, S. E. ; SILVA, Sandro Adriano da ; BORBA, Débora Maria. ; COQUEIRO, Wilma dos Santos. FECILCAM. . UMA FACA SÓ LÂMINA: LITERATURA, CRÍTICA E ALTERIDADE. In: V EPCT - ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLOGICA, 2010, CAMPO MOURÃO. V EPCT. CAMPO MOURÃO: FECILCAM, 2010.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . O QUARTO SÉCULO DE ÉDOUARD GLISSANT, LITERATURA, HISTÓRIA E IDENTIDADE MARTINICANA. In: JIEF - JOURNÉE INTERNATIONALE D ÉTUDES FRANÇAISES, 2009, Maringá. Caderno de Rusumos da JIEF - JOURNÉE INTERNATIONALE D ÉTUDES FRANÇAISES. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2009.

BATISTA, S. E. ; Andrade, Fernanda de ; SOUZA, A. O. . A Literatura, um convite ao respeito: a homoafetividade no conto Aqueles Dois de Caio Fernando Abreu. In: Simpósio Internacional de Educação Sexual da UEM, 2009, Maringá. Anais on-line do Simpósio Internacional de Educação Sexual da UEM. Maringá-PR: Departamento de Educação da Universidade Estadual de Maringá, 2009.

BATISTA, S. E. ; Andrade, Fernanda de ; SOUZA, A. O. . Gênero, Homoafetividade e Sexualidade no romance A Santa do Cabaré, de Moacir Japiassu. In: I SIES - Simpósio Internacional de Educação Sexual da UEM, 2009, maringá. Anais on-line do I SIES - Simpósio Internacional de Educação Sexual da UEM. Maringá-PR: Departamento de Educação da Universidade Estadual de Maringá, 2009.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . O Existencialismo e Baudelaire. In: III CELLI- Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2008, Maringá. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá: UEM/PLE/DLE, 2008. p. 90-90.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . A Pós-Modernidade sob os pontos de vista de Jameson e Lyotard. In: XI Semana de Letras: A hora e a vez da Palavra, 2007, Jandaia do Sul. XI Semana de Letras: A hora e a vez da Palava, Jandaia do Sul. Caderno de resumos, 2007.. Jandaia do Sul: Editora Fafijan, 2007. p. 8-8.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . A literatura francesa do L'entre deux guerres. In: XI Semana de Letras: A hora e a vez da palavra, 2007, Jandaia do Sul. In: XI Semana de Letras: A hora e a vez da Palavra, 2007, Jandaia do Sul. Caderno de resumos, 2007., 2007. p. 6-6.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . A literatura e o existencialismo. In: II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2007, MARINGÁ. II CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá, 2007. p. 103-103.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . Estímulos da Criação Literária segundo Antonio Candido. In: I Congresso Nacional de Linguagem em Interação, 2006, Maringá. Caderno de Resumos. Maringá: Chicletec, 2006. v. 1. p. 216-216.

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . Estimulos da Criação Literária sob a visão sociológica de Antonio Candido. In: X Semana de Letras - A hora e a vez da Palavra, 2006, Jandaia do Sul. Caderno de Resumos. Jandaia do Sul, 2006. v. 1. p. 18-18.

BATISTA, S. E. ; Giselle de Oliveira Barbosa ; CRUZ, R. S. ; Hérika Ribeiro dos SANTOS . Os procedimentos habituais de avaliação. Obstáculos à mudança das práticas pedagógicas segundo Philippe Perrenoud. In: IV EPELPE- Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM, 2006, Maringá. Profissionais do ensino de línguas em construção: Ética,Ensino e Autonomia. Maringá: UEM/DLE, 2006. p. 36-36.

LIMA, Simone ; BATISTA, S. E. . A FIGURA FEMININA NO ROMANCE PÓS-MODERNO, A SANTA DO CABARÉ, MOACIR JAPIASSU: LEITURAS POSSÍVEIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

SIMEONE, Eliane ; BATISTA, S. E. . OS HORIZONTES DE EXPECTATIVA DA NARRATIVA JUVENIL PÓS-MODERNA: UM PASSEIO POR PÂNTANO DE SANGUE DE PEDRO BANDEIRA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

SILVA, Mara M.P. ; BATISTA, S. E. . A ARCA DE NÓE, DE VINICIUS DE MORAES, O OFÍCIO DO VERSO PARA CRIANÇAS ADULTAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

BATISTA, S. E. . DA ORIGEM AO CONTEMPORÂNEO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

BATISTA, S. E. . DAS PAIXÕES À LOUCURA, O PERCURSO TRÁGICO DE LADISLAU CARDOSO NO ROMANCE A SANTA DO CABARÉ DE MOACIR jAPIASSU. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . A PÓS-MODERNIDADE E SUA EXISTÊNCIA NO ROMANCE A SANTA DO CABARÉ, DE MOACIR JAPIASSÍ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

BATISTA, S. E. . A Santa do Cabaré, de Moacir Japiassú, e sua leitura pelos horizontes da Pós-modernidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

BATISTA, S. E. . DA VIOLAÇÃO DO CORPO À REDENÇÃO DA ALMA PELA MORTE, PROSTITUIÇÃO E CASTIGO PELO PRISMA DA ANÁLISE DO DISCURSO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . ALÉM DOS LIMITES DO CÂNONE, DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE, NO ROMANCE A SANTA DO CABARÉ DE MOACIR JAPIASSÚ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. ; Andrade, Fernanda de . Gênero, Homoafetividade e Sexualidade no romance. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Andrade, Fernanda de ; BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . A Literatura, um convite ao respeito: Homoafetividade no conto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . O Quarto Século de Édouard Glissant, Literatura, História e Identidade Martinicana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . O existencialismo e Baudelaire. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

BATISTA, S. E. ; Giselle de Oliveira Barbosa ; CRUZ, R. S. ; Hérika Ribeiro dos SANTOS . Os procedimentos habituais de avaliação. Obstáculos à mudança das práticas pedagógicas segundo Philippe Perrenoud. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . A literatura e o existencialismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . A Pós-Modernidade sob os pontos de vista de Jameson e Lyotard. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . A literatura francesa do L'entre Deux Guerres. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . Estímulos da Criação Literária segundo Antonio Candido. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

BATISTA, S. E. ; SOUZA, A. O. . Estímulos da Criação Literária sob a visão sociológica de Antonio Candido. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

PROJETOS DE PESQUISA

2013 - Atual
Representações do Poder na Literatura Brasileira: das vozes referidas às representadas, Descrição: A partir de textos da Literatura brasileira e com base nas premissas teóricas da Semiótica de linha francesa, pretende-se, de um lado, fazer uma pesquisa relacionada às paixões semióticas, ou seja, o projeto visa a refletir sobre os estados de alma dos sujeitos (vergonha, medo, vingança, ambição, cólera, cobiça, etc) por meio dos textos literários que constituem seu corpus de análise. Por outro lado, pretende também conduzir uma discussão sobre a constituição espacial desses mesmos sujeitos. Tem-se plena consciência de que esses objetivos poderiam constituir dois projetos distintos. Porém, a finalidade primeira deste projeto é justamente refletir sobre a natureza da relação entre a configuração identitária do sujeito pelo viés passional e a constituição do espaço no qual ele se insere. O corpus da pesquisa permite percebe que, em um primeiro momento, as vozes oprimidas são apenas aludidas na Literatura. Com isso, percebe-se a existência do outro. Pela construção da identidade deste, ou de um nós coletivo, percebe-se a diferença do outro. As vozes oprimidas são referidas. O espaço, por sua vez, condiciona o espírito humano e cristaliza as relações sociais. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, serve de cenário para a trama de Bom-Crioulo, (1895), de Adolfo Caminha e para a trama de Capital Federal (1897), de Arthur Azevedo. Em ambas as obras, o Rio de Janeiro é descrito como um espaço de excesso e de corruptibilidade do espírito humano. Porém, Arthur Azevedo cria um espaço discursivo alternativo a esse: o campo. Dessa forma, há uma oposição entre dois espaços discursivos: Rio de Janeiro (zona urbana) e campo (zona rural): o primeiro é sentido como um espaço em que se dá a profanação dos sujeitos e o outro como o espaço da redenção do caráter humano. Com os modernistas, a voz do outro aparece mais, ganha mais forma que antes. Contudo, ela ainda é ofuscada. Ela aparece na voz de um nós que fala sobre eles . A voz do imigrante italiano pobre em São Paulo é mais referida do que representada na obra de Alcântara Machado. Contudo, em Adoniran Barbosa, Dyonélio de Machado e em João Antônio, por exemplo, essa representação inverte-se: o outro assume a voz de um nós. Pode-se dizer que aqui a voz a outro já é representada discursivamente. Porém, é apenas com a chamada literatura marginal que a voz do oprimido é representada por ele mesmo. Antes, sua voz era representada por um delegado. Com isso, agora não se fala mais sobre a violência nas grandes cidades, mas mostram-se cenas enunciativas daquele espaço discursivo. Só agora o outro assume, de fato, sua voz e seu espaço literário. Ao final desta pesquisa, espera-se conseguir explicitar o modo como as relações de poder manifestam-se no texto literário ao longo do tempo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Sidinei Eduardo Batista - Integrante / Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello - Coordenador / LULI HATA - Integrante / Renata Beloni de Arruda - Integrante / Rafael Magno de Paula Costa - Integrante / Thays Morettini - Integrante / Camila Mossi de Quadros - Integrante.

2008 - 2011
Poesia, narrativa, teatro e a crítica da modernidade à pós-modernidade, Descrição: Este projeto pretende verificar como foi o processo dos gêneros no decorrer do tempo do século XIX ao século XX. Verificar-se-ão quais foram os componentes interferiram nas transformações ocorridas, tendo como respaldo literária, política e socialmente uma bibliografia selecionada. Partiremos de elementos que interferiram na literatura, obras que permaneceram no cânone e outras que vão nos interessar predominantemente, mas as significações destas obras dentro da história literária. Veremos também de que modo as correntes ocorreram nas Américas, uma vez que nossos estudos pretendem abarcar o mundo ocidental. Por isso buscaremos em obras renomadas de crítica literária, e nas decisivas que poderão nos ajudar a aprofundar o conhecimento de certos tópicos da História literária. Por isso, estudaremos novamente categorias relacionadas com o Romantismo como fonte da modernidade e outros estímulos desenvolvidos a partir deste movimento tão significativo. O livro básico em que se centralizará a pesquisa será A verdade da poesia, de Michael Hamburger. A partir dele faremos os estudos que se relacionarão entre eles. Estes estudos serão: O sonho e a poesia no Romantismo e sua significação na Modernidade A poesia e sua (im)possível verdade. Sartre: o existencialismo e Baudelaire. O materialismo lacaniano. O teatro moderno e sua relação com o teatro clássico. A crítica literária e suas variações As relações literárias entre o Brasil e a França A pós-modernidade e a francofonia. Haverá participantes, agora não mencionados, que farão parte do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sidinei Eduardo Batista - Integrante / Adalberto de Oliveira Souza - Coordenador.

2004 - 2008
Da Modernidade à Pós-modernidade, Descrição: O estudo sobre "a modernidade" e a "pós-modernidade" se depara com uma série de problemas que são discutidos e nem sempre resolvidos. Por exemplo, os conceitos de moderno, modernismo, modernidade e pós-modernidade constantemente se confundem, muitas vezes são sinônimos e outras vezes se opõem. Há uma literatura vasta a respeito desse assunto, no entanto ainda insuficiente para uma compreensão mais nítida e pedagógica do problema. Principalmente porque esse fenômeno cultural apresenta diferenças na história das diversas literaturas nacionais. Por isso, sente-se a necessidade de verificar as variedades e semelhanças existentes nesses processos de desenvolvimento dessas literaturas. Este projeto pretende pôr em evidência as diferentes etapas do processo da modernidade e pós-modernidade literárias, verificando a maneira como esses conceitos foram se desenvolvendo através do tempo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Sidinei Eduardo Batista - Integrante / Adalberto de Oliveira Souza - Coordenador.

Profissional

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

2013 - Atual
Universidade Estadual de Londrina
Vínculo: Aluno de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Doutorando
Outras informações:

Bolsista CAPES
2014 - 2014
Faculdades Alvorada de Maringá
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 18
Outras informações:

Professor das disciplinas de: Literatura Brasileira I / Literatura Infanto-Juvenil / Leitura e Produção Textual / Estágio de Docência em Língua Portuguesa / Práticas Pedagógicas / Técnicas de Comunicação Empresarial / História das Civilizações Africanas / História da Arte.
2011 - 2015
Universidade Estadual de Maringá
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Tutor a Distância da UEM/UAB, Carga horária: 20
Outras informações:

Curso de Letras a Distância UEM/UAB
2007 - 2007
Universidade Estadual de Maringá
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:

Monitor Bolsista do Departamento de Letras, atuando na Disciplina de Literatura Francesa I sob a supervisão do Professor Doutor Adalberto de Oliveira Souza, perfazendo uma carga horária de 176 h. Monitoria regida pela Resolução nº 015/97-CEP.
2006 - 2007
Universidade Estadual de Maringá
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:

Projeto de Ensino initulado "Laboratório Audiovisual de Apoio Pedagógico de DLE, perfazendo a carga horária de 60 horas/aula, conforme o contido no Processo nº2174/95
2006 - 2006
Universidade Estadual de Maringá
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:

Projeto de prestação de serviços entre UEM e o DETRAN/PR - Processo nº 2903/98. Carga horária total do estágio: 440 h.
2006 - 2006
Universidade Estadual de Maringá
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações:

Monitoria Voluntária na disciplina de Literatura Francesa I, integralizando 178 horas-aula, sob a supervisão do Professor Doutor Adalberto de Oliveira Souza, do Departamento de Letras. Registro nºDAA/039-2007, Livro:34, Data do Registro: 19/10/2007.
2006 - 2014
CEEBJA Professor Paulo Sergio Antoniassi Ensino Fundamental e Médio
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo/Secretário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:

Nomeado pelo Decreto nº 7566 publicado no Diário Oficial nº 7353 do dia 21 de novembro de 2006
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/03/2016
Idade : 25
Localização : Maringá

Ver perfil do usuário http://alvoradacc2016.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum